Início - O autor

Rogerio Ferraz da Silva
Rogerio Ferraz da Silva nasceu dia 7 de Dezembro de 1979 e desde criança sempre sonhou em ser desenhista. Aprendeu a ler com os gibis da Turma da Mônica antes mesmo de entrar na escola. Em 1994, aos 14 anos, influenciado pelos mascotes dos anos 90, criou o Garra, personagem que seria no futuro o protagonista de seu projeto chamado Medalha Zero.

EDITORA KINDERBOOKS
Seu sonho de ser desenhista foi realizado trabalhando na Editora Kinderbooks de 9 de Outubro de 2002 até 16 de Junho de 2008. A dona da editora convidou o Rogerio para trabalhar com ela em São Paulo ao ver seus desenhos na exposição de alunos do curso de Histórias em Quadrinhos na ABRA (Academia Brasileira de Arte) quando ele ainda era porteiro em Alphaville. Nesses 5 anos na Kinderbooks, Rogerio aprendeu e evoluiu muito seu traço fazendo ilustrações para diversos livros infantis como Pinóquio, João e o Pé de Feijão, O Patinho Feio, A Roupa Nova do Imperador, Galinha Ruiva, Chapeuzinho Vermelho e muitos outros além de ilustrar e diagramar apostilas criadas pela editora para uso didático em diversas escolas de São Paulo, inclusive no sistema Anglo de Ensino.

DANIEL MESSIAS
Após cursar Desenho Animado 2D na HGN Produções, Rogerio Ferraz começou sua carreira no desenho animado em 2008 fazendo intervalação (desenhos de intervalo entre um desenho de pose e outro) no curta “Los Tres Amigos”. Criação dos cartunistas Laerte, Angeli, Glauco e com participação do Adão, a produção foi feita no conceituado estúdio Daniel Messias de animação, onde mais tarde Rogerio também trabalhou fazendo Clean Up (traçado da arte final no desenho animado, ou “passar a limpo” os desenhos do animador numa tradução direta) e intervalação em alguns comerciais de TV desenhando personagens famosos como o Ben 10, Wilma dos Flintstones e Tom & Jerry.

HGN PRODUÇÕES
Logo em seguida Rogerio trabalhou no estúdio que o formou no desenho animado participando de um longa metragem da Disney em 2009: A Princesa e o Sapo. O estúdio HGN Produções foi responsável pela produção de cerca de 15 minutos do filme que foi indicado ao Oscar em 2010 como melhor filme de animação e melhor canção original e Rogerio participou fazendo Clean up, intervalação e também fazendo colorização digital (Ink & Paint). A HGN tem em seu Portfolio trabalhos em animação para Séries de TV, Comerciais, Institucionais Especiais, e Longas. O estúdio produziu nos anos 90 oito seriados para Walt Disney Television dentre eles Ursinhos Gummi, Bonkers, Turma do Pateta (Goof Troop) e Aladdin.

ART ACADEMIA
Em 2010 Rogerio Ferraz trabalhou sob a supervisão de Sandro Cleuzo e Robert Sprathoff, ambos animadores brasileiros com importante carreira internacional no filme espanhol Chico & Rita, indicado ao Oscar de melhor filme de animação em 2012. Também em 2010 Rogerio foi um dos artistas que trabalhou nas animações da campanha eleitoral da Marina Silva. Em Setembro desse ano começou a dar aulas de desenho animado tradicional no papel e também no software Toon Boom Harmony, usado por todos os grandes estúdios até hoje. Rogerio foi professor na Art Academia em São Paulo de 2010 até 2013, um dos mais respeitados Centros de Formação Profissional em Artes Digitais do Brasil na época.

R & R ANIMATION FILMS
Ainda em 2010 e também em 2011, Rogerio trabalhou fazendo Clean up, Key Clean up e intervalação em diversos comerciais de TV para a R & R Animation Films. Entre eles estão The Keeples Elves, as famosas baratinhas do Raid, e os tucaninhos do cereal Froot Loops. Nesse ano de 2011 Rogerio também trabalhou fazendo animações no curta metragem chamado Pintas do Marcus Vinicius Vasconcelos premiado em diversos festivais aqui e em vários países como França, Argentina, Peru, Chile e México.

TV PINGUIM
Desde 2012 e até hoje, Rogerio trabalha na TV Pinguim fazendo animação. Começando na série Gemini 8 que chegou a ser transmitida no canal Disney XD, Rogerio Ferraz também trabalhou no final da segunda temporada do Peixonauta e logo em seguida trabalhou na animação do que viria a ser um grande sucesso: O Show da Luna. Rogerio continuou animando em quase todas as temporadas. Quando não estava animando, estava fazendo storyboards e assim trabalhou em todas as 6 temporadas da Luna. Além da Luna, Rogerio também fez animações e storyboards para a nova série “Charlie o Entrevistador de Coisas” onde foi também responsável por animar toda a sequência de abertura. Na série “Cantando com Ping & Pong” Rogerio animou a abertura também e além de fazer animação, foi supervisor de animação no projeto. Rogerio também trabalhou na animação do longa metragem “Peixonauta O Filme” que passou nos cinemas e se encontra no catálogo da Netflix.


Agora chegou a hora de concretizar outro sonho de infância: Publicar as histórias em quadrinhos do Garra, o personagem criado lá atrás em 1994. A primeira edição foi lançada em 2019. Totalmente colorida com 60 páginas em formato americano e ótima qualidade. A segunda edição foi lançada em 2020 e a terceira, que fecha o primeiro arco da saga, já está sendo produzida. Além da série de histórias em quadrinhos, Medalha Zero também vai virar um game no estilo Beat Them Up, clássico de fliperamas da década de 80 e 90 imortalizado por títulos famosos como Turtles in Time, Battletoads, Streets of Rage, Final Fight, Cadillacs and Dinosaurs e etc.

O futuro do Medalha Zero é promissor. Quadrinhos, games e existem planos também de série em desenho animado e série de filmes longa metragem. E tudo começou com um sonho de infância que começou a se tornar realidade com muita dedicação e trabalho.


Contato: rogferraz@gmail.com
Instagram: @rogerioferraz7
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/rogerio-ferraz-da-silva-22468520/
Portfólio: http://rogerioferraz.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário